Dados sobre os porquinhos

 

Tamanho : Em adulto, o seu tamanho pode atingir os 25 cm e o seu peso médio entre 750 e 1kg. Alguns exemplares podem atingir mais de 1Kg e 300g. 

Longevidade : 5 a 6 anos em média, podendo chegar aos 8 anos.

Cio nas fêmeas : Entre cada 14 a 18 dias.

Idade aconselhável para Reprodução : Nas fêmeas entre os 5 e os 8 meses. Fêmeas mais novas que esta idade não devem acasalar. Fêmeas com 1 ano ou mais, que nunca engravidaram não devem acasalar, devido à ossificação da bacia que faz com que tenham uma gravidez de risco. Se estiverem com o macho durante a gravidez, devem ser separados antes do parto, pois após este entram em cio e o risco de ficarem grávidas é muito grande. As gravidezes consecutivas devem ser evitadas dado o esforço que representam para uma fêmea. As porquinhas devem ter um periodo de descanso após terem uma ninhada, sendo recomendado no mínimo 6 meses até ao próximo nascimento. Ao longo da sua vida não deveriam ter mais de 4 ninhadas no total, de forma a preservar a sua saúde e qualidade de vida.

Periodo de Gestação : Entre 64 e 68 dias em média. Normalmente podem ter de 1 a 6 bébés, sendo 3 o mais comum. Os bébés devem estar com a mãe até atingirem 250 g aproximadamente, recomendado-se as 4 semanas como idade do desmame. Após este tempo, os machos devem ser separados da progenitora de forma a evitar o risco de gravidez, pois ficam sexualmente activos por essa altura.

 

 

Fonte: http://capi-portugal.com/